Datas comemorativas em “Com Novo Olhar”

Durante o transcorrer do ano, são muitas as datas em que se atribui um motivo, um evento ou um acontecimento para ser lembrado, comemorado ou até mesmo festejado pela sociedade. Este ano veio recheado de feriados prolongados, onde as pessoas aproveitam para descansar, viajar ou usar o tempo da melhor forma possível, conforme cada desejo.

Visto pelas lentes da inclusão do Com Novo Olhar, procuramos mostrar em nosso espaço, vários exemplos de pessoas e suas necessidades especiais, onde buscamos relacionar a deficiência e a forma como os nossos entrevistados conseguiram lidar com suas dificuldades e assim buscar seu espaço.  Procurei falar de algumas datas que lembravam algumas deficiências com o objetivo de abrir os olhos da sociedade para certas causas que não podem ser esquecidas, pois geram no mínimo um olhar diferenciado para elas.

Em janeiro dia 29, foi o Dia Internacional do Hanseniano, dia 28 de fevereiro foi o Dia Mundial da Doença Rara, no dia 14 de março foi o Dia da Incontinência Urinária e no dia 21 foi o Dia Internacional da Síndrome de Down. Assim vai seguindo, no dia 02 de abril, lembraremos do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em maio, dia 10 é o Dia Internacional de Atenção à pessoa com Lúpus. Durante todo ano, temos datas que nos fazem lembrar de pessoas com deficiências ou doenças das mais variadas formas.

No meu tempo de colegial, eu passei por alguns momentos que me fizeram refletir muito e que hoje eu aproveito este espaço para mostrar o quanto é importante a sociedade saber conviver com as diferenças, já que ninguém é igual. No colégio onde eu estudava as pessoas com necessidades especiais eram identificadas pelas suas deficiências. No período das provas, a coordenadora do colégio dizia assim: – Traga a prova do cego, do disléxico, do aluno com baixa visão… Enfim, isso me causava um aperto, pois eu tinha uma colega com incontinência urinária, jovem e ela também precisava de um lugar diferenciado pra fazer sua avaliação e ela fazia parte da lista dos especiais.

Datas comemorativas? Será que podemos chamar assim a atenção das pessoas para causas tão importantes? O certo é que não devemos esquecer um só minuto de como devemos tratar o diferente, não apenas lembrando no dia das datas alusivas, mas em cada gesto ou ação do cotidiano, ao cruzar com alguém que precise de um apoio, uma mão, um ombro, um acesso ao mundo dos ditos normais.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s