A força da inclusão!
Hoje, vamos focar nossas lentes para o talento de Felipe Diogo, deficiente visual, formado em jornalismo e que desde criança foi apaixonado pelo rádio, esportes e sempre desejou trabalhar como locutor de rádio.
Foi através do “Com Novo Olhar” do diretor da rádio comunitária de São Bernardo, o Sr. Antônio Silva, que Felipe Diogo encontrou o caminho que o levaria a realizar o sonho de trabalhar em uma rádio, comentando jogos de futebol. A oportunidade que “Tonhão” como é conhecido deu a Felipe, proporcionou a verdadeira inclusão.
Assim que Felipe chegou para trabalhar, Tonhão pediu a todos que o tratasse de maneira normal, como se ele não tivesse deficiência. Essa forma de receber Felipe, fez com que o narrador de futebol Anderson Marques, transformasse a sua narração na áudio descrição fundamental para que Felipe atento ao cenário narrado, conseguisse elaborar os comentários necessários, assim que solicitado por Anderson.
Felipe é o comentarista titular da Rádio Comunitária de São Bernardo, narra os jogos dos times da segunda divisão e consegue executar perfeitamente essa função, pois ele afirma que seus olhos são a voz do narrador Anderson Marques. Felipe admite que em casos de lances polêmicos, ele não consegue opinar, pois isso requer uma observação detalhada.
A oportunidade dada a Felipe mostra que a deficiência não incapacita a pessoa de executar tarefas, mesmo que pareça impossível. O que essas pessoas necessitam é de oportunidade, acessibilidade e inclusão de fato.