Sacode a poeira pra o São João com “Com Novo Olhar”

São João da gente também é tempo para demonstrar que a pessoa com deficiência de qualquer natureza, pode brincar nos festejos, dançar forró em cima da cadeira de rodas ou driblando as diversidades em nosso Arraiá. E pra aquecer a noite junina tem fogueira, muita dança e comilança, na quadrilha com “Com Novo Olhar”, que você é convidado mais que especial para acompanhar agora!

Escolher o par na hora da quadrilha de escola, tirar uma pessoa com deficiência visual, auditiva, intelectual ou de qualquer natureza pra dançar deveria ser algo normal. “Nos tempos de escola as coreografias da quadrilha junina eram demonstradas por professores e uma colega de classe que sempre era meu par nestes momentos, me conduzia nos movimentos e ensaiávamos para fazer bonito com os demais colegas”, relembro.

Nos momentos de soltar fogos, meus primos sempre me ajudavam pra brincar com cuidado, alguns passos da fogueira. Acendiam os fogos para mim e soltava alguns como estrelinha, via a noite de São João um momento mágico de simplicidade, magia e bastante música. No fim das contas lá estava eu e meus colegas com e sem deficiência, fazendo um São João da gente o momento para sacudir a poeira e aproveitar toda festança na rua em que morava.

Hoje na fase adulta o espetáculo os fogos dos tempos de baixa visão, já não podem ser vistos com tanta nitidez, mas o calor da fogueira, da minha alegria nos festejos juninos ainda permanece com os outros sentidos. ouvir músicas que embalam o coração, sacodir o corpo e arriscar canções na sanfona com minha mãe cantando o tradicional forró pé de serra, resgata valores da busca por inclusão, alegria e magia de xaxado, baião e energia pra abastecer o coração com a festa de São João.

Camisa xadrez, botas e a sanfona são elementos indispensáveis pra compor um São João da nossa gente, no “Pais do forró” como é conhecida Sergipe, a temporada de festejos traz simplicidade, olhar e novos sentidos para uma festa com espaço para o lazer entre todos ditos normais ou com alguma limitação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s