
Créditos da Foto: Mel Nunes
Para você que vai fazer o ENEM, o Blog “Com Novo Olhar” traz uma opção de carreira. Fomos até Nossa Senhora da Glória, interior do Sergipe, para mostrar a história de Jorge Henrique.
Jorge Henrique Vieira Santos, 44 anos de idade, atua na formação de alunos da rede pública de ensino e faz da profissão a chance de sair da condição de tetraplégico e ganhar atenção de alunos em Nossa Senhora da Glória, distante 118 km da capital sergipana.
Acometido pela tetraplegia desde os nove anos, Jorge começou a trabalhar aos 18 anos alfabetizando alunos do município, contribuindo por dias melhores no sertão sergipano. Incrível é que precisou esperar a universidade chegar em sua cidade para APENAS aos 27 anos formar-se no curso de Letras/Português.
Especialista em metodologia do ensino, fez mestrado e apesar de poucos movimentos nos braços, os dedos ao computador demonstram a possibilidade de levar aos alunos as regras e ensinamentos do português. Usando os movimentos que tem nas mãos escreveu um livro sobre “A Polidez no Discurso sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola”, além de ser membro fundador da Academia de Letras de Glória.
“A minha esposa foi essencial na minha formação. Me deu todo suporte durante a especialização e após seis meses no mestrado, compramos nosso carro, ela aprendeu a dirigir e me levar até a faculdade na cidade de São Cristovão. Me aceita e é inspiração para mim sempre que entro na sala de aula”, explicou emocionado o professor, em entrevista à “Com Novo Olhar“.