Cardápio Acessível

Após apresentarmos as dificuldades pelas quais passam os deficientes no uso do transporte coletivo, entrarmos um pouco na rotina ociosa do período de férias dessas pessoas e comentarmos sobre as novas regras da Lei Brasileira de Pessoas com Deficiência, vamos mostrar com “Novo Olhar” as dificuldades que eles enfrentam na hora de seguir em busca da tão sonhada acessibilidade nos bares e restaurantes.

A Lei Municipal Nº 4.634, desde julho de 2015, obriga bares e restaurantes de Aracaju a disponibilizarem pelo menos dois cardápios escritos em Braille e dois em audiodescrição para pessoas que não conseguem ler pelo sistema Braille. Lembro-me por diversas vezes das dificuldades que eu tinha para ler um cardápio. O garçom já vinha oferecendo os serviços do estabelecimento e perguntando ao meu acompanhante, como se eu não estivesse ali: “O que ele vai querer?” como se eu já conhecesse todo cardápio. No início parecia engraçado, mas constantemente é algo que inquieta a pessoa com deficiência visual.

Muitas vezes o barzinho chega a ser lugar de constrangimento para pessoas com deficiência visual, pois nem sempre conseguimos encontrar alguém que possa descrever os pratos ou disposto a ler todas as páginas do cardápio. Esta realidade precisa ser modificada e os bares e restaurantes devem buscar se adequar para oferecer um serviço acessível cumprindo o que determina a legislação.

Abrir um cardápio e ler suas páginas pode ser chato ou cansativo para quem lê, mas esse simples gesto é importante para os deficientes visuais terem acesso as suas informações. Com a criação desta lei, um simples ato passa a ser direito, o cardápio acessível. Então vamos contribuir com esta causa e mostrar que não é apenas favor, mas direito destes cidadãos.

Prova que o cardápio acessível está sendo visto “Com Novo Olhar” é o entusiasmo de Jossivaldo Silva, deficiente visual, que vê a novidade com esperança. “Demorou, mas está sendo gratificante para gente encontrar cardápio em braile. Sair da condição de dependência e conquistar autonomia nos restaurantes é abrir uma nova rota para nós que muitas vezes ficamos em casa ou somos esquecidos pela sociedade” – explicou Jossivaldo Silva de Jesus, em entrevista para “Com Novo Olhar“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s