Os destaques nacionais e que irá mobilizar o país Com Novo Olhar

FÓRUM

Fonte: MMFDH

Inscrições abertas: MMFDH sedia fórum para pessoas com deficiência visual

No próximo dia 27, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) realizará o Fórum Permanente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Visual. O evento tem como finalidade mapear os maiores desafios e anseios das pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser feita aqui.

ACESSIBILIDADE

Fonte: Câmara dos Deputados

CCJ aprova obrigatoriedade de quadras esportivas acessíveis em escolas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto que inclui entre as obrigações dos estados, Distrito Federal e municípios a disponibilização de quadras esportivas cobertas e em condições de segurança e funcionamento nas escolas públicas. A quadra deverá ter acessibilidade e equipamentos adaptados para o uso de pessoas com deficiência. Como foi aprovado em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2889/15 deve seguir diretamente para análise do Senado, a menos que haja recurso para que a decisão final na Câmara seja em Plenário.

COMISSÃO

Fonte: Câmara dos Deputados

Comissão aprova oferta de material didático inclusivo em escolas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou na quarta-feira (14) proposta que obriga escolas de todo o País a oferecerem oportunamente material didático e equipamentos indispensáveis ao acesso, participação e aprendizagem de pessoas com deficiência. Segundo o texto, esses recursos deverão atender a diferentes características dos alunos com deficiência.

EMPREGO

Fonte: Metrópoles

GDF abre seleção para empregar 300 pessoas com deficiência

DISTRITO FEDERAL – Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) vai abrir processo seletivo para intermediar a contratação de 300 pessoas com deficiência em 29 e 30 de agosto, na Estação da Cidadania do Metrô, na 112 Sul. A iniciativa é da pasta, em parceria com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), com a Secretaria do Trabalho e com as empresas privadas que receberão os escolhidos.

TECNOLOGIA

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Feira do Conhecimento 2019 reúne tecnologias que auxiliam pessoas com deficiência

CEARÁ – As Tecnologias Assistivas, ramo que desenvolve recursos e métodos para ampliar possibilidades e viabilizar a independência de pessoas com algum tipo de deficiência, estarão presentes na Feira do Conhecimento 2019, que promoverá a 2° Mostra de Tecnologias Assistivas entre os dias 16 e 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Os visitantes que comparecerem à Feira terão a chance de conhecer novidades desenvolvidas por grupos de pesquisas dos vários campi da Universidade Federal do Ceará, como um óculos que complementa o uso da bengala por pessoas cegas, uma impressora que utiliza o sistema Braile, um “controle-mouse” de computador que funciona a partir da detecção de sinais gerados pelo músculo bíceps, uma bicicleta com eletroestimulação para reforço dos músculos das pernas de mioplégicos, além de outros mecanismos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s