Boletim da diversidade irá trazer notícias da semana

Com Nogo Olhar e os principais destaques do que foi notícia em todo país, atualizam você, caro leitor!

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Ministra Damares participa da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves e a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Priscilla Gaspar, participaram na manhã desta quarta-feira (21) da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento tem como tema “Família e Pessoas com Deficiência: Protagonistas na Implementação de Políticas Públicas” e visa garantir os direitos das pessoas com deficiência.

LEGISLAÇÃO

Fonte: Senado Federal

Pessoas com deficiência visual cobram eletrodomésticos adaptados

O aprimoramento de eletrodomésticos e produtos eletrônicos para pessoas com deficiência, principalmente visual, foi defendido na última terça (20) em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH). Para os participantes do debate, a oferta de produtos adaptados, como geladeiras, microondas, impressoras, telefones, televisores e máquinas de lavar facilitaria a vida das pessoas com deficiência visual e contribuiria para a inclusão social dessa parcela da população no Brasil. As recomendações incluíram uso de letras ampliadas para baixa visão, alto-relevo, dispositivos sonoros e marcações, entre outros.

COTIDIANO

Fonte: G1

Novo RG tem erro em símbolo para pessoas com deficiência auditiva; SP diz que já corrigiu

O novo modelo de carteira de identidade traz um erro em um dos símbolos para pessoas com deficiência. A imagem que aparece no decreto que criou o novo RG para identificar que o cidadão é um deficiente auditivo, com duas mãos aproximadas, é na verdade o símbolo da Língua de Sinais – Libras. O símbolo internacional da deficiência auditiva, que deveria ser usado, é uma orelha com uma faixa diagonal.

ESPORTES, CULTURA E LAZER

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Atletas paralímpicos brasileiros são recebidos na Embaixada do país em Lima, no Peru

A diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e quatro atletas que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 foram recebidos na tarde desta terça-feira, 20, na Embaixada do Brasil no Peru. A recepção foi feita pelo embaixador Rodrigo Baena Soares, que desejou boa sorte aos atletas Petrúcio Ferreira (atletismo), Leomon Moreno (goalball), Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Iranildo Espíndola (tênis de mesa). A cerimônia de abertura do evento ocorrerá nesta sexta-feira, 23. O Parapan de Lima seguirá até 1º de setembro. O Brasil será representado por 337 atletas e conta com uma delegação total de 513 pessoas – um número recorde na história da competição continental

EVENTO

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio realiza evento para crianças e adolescentes com autismo

RIO DE JANEIRO – A Prefeitura do Rio, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), em parceria com Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, realiza nesta quinta-feira, 22, no Complexo Esportivo da Rocinha, São Conrado, o evento: “Velozes e Vencedores”. Trata-se de um programa inédito da Gerência de Qualidade de Vida, Educação, Esporte e Cultura que tem como objetivo promover a prática de atividade física das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e seus familiares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s