📰
ESPORTE
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro
Atletas com síndrome de Down têm classe exclusiva nas Paralimpíadas Escolares 2019
Cinquenta e cinco jovens com síndrome de Down participam da 13ª edição das Paralimpíadas Escolares Loterias Caixa. Pela primeira vez, as disputas de atletismo e natação têm uma classe específica para os atletas com esse comprometimento. Cerca de 1.220 atletas vindos de 26 estados e do Distrito Federal participam do evento, que tem como sede o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
DIREITO
Fonte: Campo Grande News
O direito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou, como conhecido popularmente, Autismo, é um transtorno neurológico que costuma ser identificado na infância, prejudica a capacidade de um indivíduo de interação social, comunicação verbal e não-verbal e uma padronização de comportamento restritivo e repetitivo. O TEA recebe o nome de espectro, pois envolve pessoas, graus e características muito diferentes umas das outras, em uma escala que vai do leve ao grave. Porém, todas, independente do grau, estão relacionadas com as dificuldades de relação e comunicação social.
TECNOLOGIA
Fonte: Ti Inside
Santander cria dispositivo que permite aos deficientes visuais seguir jogos de futebol nas pontas dos dedos
O Banco Santander apresentou nesta quinta-feira, 21, o Fieeld, um dispositivo original com o qual os deficientes visuais podem seguir futebol com as pontas dos dedos. O Fieeld é o primeiro sistema táctil de retransmissão de eventos esportivos em diferido que permite seguir os movimentos da bola e a trajetória das jogadas usando as pontas dos dedos. É uma inovação tecnológica criada pelo grupo Havas e desenvolvida em conjunto com o Banco Santander.
COMISSÃO
Fonte: Câmara dos Deputados
Comissão obriga plataformas como Netflix a investir 10% do faturamento em conteúdo nacional
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga distribuidoras de conteúdos audiovisuais formatados em catálogo, como Netflix, Now e Amazon Prime Video, a investir anualmente pelo menos 10% do seu faturamento bruto em produções nacionais. Isso significa conteúdo audiovisual que aborde temas vinculados aos direitos de mulheres; de negros e indígenas; de quilombolas; de pessoas com deficiência; de comunidades tradicionais; ou de grupos em situação de vulnerabilidade social.
COTIDIANO
Fonte: Rondônia Dinâmica
Prefeitura busca melhorar atendimento dos serviços
O secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf) Claudi Rocha e equipe, participaram de reunião em Brasília, com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, para discutir sobre o atendimento das pessoas com deficiência e a possibilidade da implantação de uma Central de Libras em Porto Velho. Na reunião foi discutido também sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o Benefício de Prestação Continuada – BPC. Porto Velho já conseguiu 80% de cadastramento dos beneficiários do BPC no Cadastro Único (CadÚNico). A secretária nacional se colocou à disposição para vir a Porto Velho e disponibilizar equipe para realizar um seminário municipal para capacitar técnicos e orientar pessoas com deficiência quanto aos seus direitos.