Novidades da semana para iniciar 2020 Com Novo Olhar

Todo sábado das 09 até 10Hs nosso quadro cast apresenta cidadania e prestação de serviço: Momento @connovoolhar na web-radio Instituto Inclusão no Meio do Mundo. Baixe nosso aplicativo ou ouça através do rádios net! Vamos aos destaques nacionais na casa da diversidade.

LEGISLAÇÃO

Fonte: Senado Federal

Dois projetos incluem a Libras nos currículos escolares

Duas propostas em tramitação no Senado incluem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos currículos escolares. Um dos projetos, o PL 6.284/2019, determina que o idioma seja a primeira língua de comunicação na escola para estudantes surdos. A outra proposta (PL 5.961/2019) quer incluir conteúdos relativos à Libras para todos os alunos indistintamente, surdos ou não.

Fonte: Senado Federal

Infrações contra consumidor com deficiência podem ter penas agravadas

A multa por infração às normas de defesa do consumidor poderá ser agravada quando cometida contra a pessoa com deficiência. Projeto de lei com esse objetivo (PL 4.290/2019) aguarda indicação de relator na Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor (CTFC).

TECNOLOGIA

Fonte: EBC

Tecnologia inclusiva: App traduz textos para Libras

Os aplicativos virtuais são a marca do tempo que estamos vivendo. Há quem faça uso para ações menos nobres. Mas há quem os desenvolva pensando na inclusão de pessoas que enfrentam limitações no dia-a-dia. Um aplicativo criado por desenvolvedores surdos facilita a vida das pessoas que não escutam: ele traduz textos para a Língua Brasileira de Sinais. É tecnologia inclusiva, com dna brasileiro, que está sendo usada, inclusive, por sites oficiais.

ACESSIBILIDADE

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo

Prefeitura de São Paulo leva acessibilidade aos surdos e cegos durante o Carnaval

SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza neste ano a 5ª edição do projeto “Samba com as Mãos”, que disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo.

ESPORTE

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro

Petrúcio Ferreira concorre ao prêmio de Melhor Atleta das Américas de 2019

O paraibano Petrúcio Ferreira do atletismo concorre ao prêmio “José Luis Campo”, do Comitê Paralímpico das Américas (sigla APC, em inglês) como Melhor Atleta das Américas de 2019. O público poderá votar na página do Comitê Paralímpico das Américas, a partir de 4 de fevereiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s