Vamos aos destaques nacionais @conovoolhar
PROJETO DE LEI
Fonte: Câmara dos Deputados
Doações que beneficiem pessoa com câncer ou deficiência poderão ser deduzidas do IR
O Projeto de Lei 6231/19 torna permanentes os incentivos tributários concedidos a pessoas físicas e jurídicas que fazem doações ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). A matéria está em análise na Câmara dos Deputados.
ACESSIBILIDADE
Fonte: Governo do Estado do Paraná
Biblioteca Pública ganha óculos para cegos e pessoas com visão reduzida
PARANÁ – A partir de fevereiro, cegos e pessoas com visão reduzida poderão utilizar a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo para acesso a livros e artigos na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. A instituição recebe quatro aparelhos OrCam MyEye – um dispositivo acoplado a uns óculos que fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio.
PROJETO
Fonte: ND Mais
Projeto de Itajaí com crianças deficientes ganha prêmio internacional
Um trabalho desenvolvido na Univali (Universidade do Vale do Itajaí) está entre os vencedores do Zero Project Awards, prêmio que encontra e divulga práticas e políticas que melhorem a vida de pessoas com deficiência pelo mundo.
INCLUSÃO
Fonte: Jornal de Brasília
Inclusão: Detran lança credencial de estacionamento autistas
DISTRITO FEDERAL – Em iniciativa pioneira no país, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, na última quinta-feira (6), a Credencial de Estacionamento para Autista. Com o documento, as pessoas com deficiência terão um modelo especial para identificação do veículo, diferentemente do que ocorre em outros estados do Brasil. A nova credencial traz o símbolo universal do autismo – um laço com estampa de quebra-cabeças – e passa a ter validade de dez anos. Antes, eram cinco anos.
OSCAR 2020
Fonte: Estadão
Conheça o ator com síndrome de Down que participará do Oscar 2020
O ator Zack Gottsagen, de 34 anos, será um dos artistas responsáveis por anunciar e entregar os prêmios na cerimônia do Oscar 2020. Ele possui síndrome de Down, e estrelou em 2019 o filme The Peanut Butter Falcon, criado especificamente para ele.