Posts

Evento de lançamento do Blog

Convite lançamento do siteBanese

Olhar para o cinema acessível, porto-alegrense prepara festival de cinema kids

Sidney Sphands, encontrou no som a lFestival de cinemauz para autonomia dentro do cinema, através do interprete de libra (Lingua Brasileira de Sinais), legendas descritivas e audiodescrição, recurso que já foi pauta em nossos encontros. O festival de cinema acessível Kids, está em cartaz na casa de cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, atrai uma parcela de pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual, o que vamos entender agora em “Com Novo Olhar”.

 

 

 

Descrever cenas de um filme para uma pessoa cega, com baixa visão ou traduzir pra Lingua Brasileira de Sinais (Libras) até parece simples, mas cansativo para acompanhantes destas pessoas. A autonomia por meio de tal recurso de acessibilidade, já passou por 18 cidades, vem despertando o acesso À cultura de cerca de 24% da população com deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro Geográfico de Estatística (IBGE 2010).

“O retorno destas pessoas é cada vez mais emocionante. Desta vez

os filmes meu malvado favorito será u dos títulos em cartaz, proporcionan

 

do crianças com e sem deficiência assistirem filme e compreender cada cena, a imagem no centro e de um lado o intérprete de Libras, em baixo a legenda e diferente do modo convencional de fones para deficientes visuais, audiodescrição acontece pra todos, inclusive distribui-mos vendas para os interessados em viver na peli e aprender com o diferente”, explicou Sidnei Schamesidealizador do cinema acessivel, em entrevista ao blog.

A novidade para este ano será a exibiçao de filmes consagrados mundialmente, através da lei de incentivo a cultura, a Ruane, empresas vem somando com a iniciativa para atrair pessoas com deficiência, agregar valor social e contribuir com um “Com Novo Olhar”, dentro da sala de cinema, na vida cultural de quem sonha em assistir um filme com autonomia e tais recursos em alta no país.

Leia mais sobre este recurso!

Anúncios