Acessar aplicativos, informações e entrar em redes sociais com uso do Celular, tem sido prática comum para usuários com deficiência física, visual, intelectual e motora. O Blog “Novo Olhar” preparou cinco novidades que contribuem com a rotina destas pessoas, o que você confere abaixo.
1) Sistema IOS – disponibiliza o VoiceOver, leitor de tela de aparelho celular que interpreta por meio de áudio todos os detalhes da tela. Isso permite aos deficientes visuais ingressarem em aplicativos, redes sociais e desta forma alcançarem sua autonomia no que se refere a inclusão digital. Pode estabelecer uma rotina de trabalho, estudos e comunicação digital na palma da mão, tocando a tela e com informações sonoras sobre o conteúdo acessado.
2) TalkBack – Disponível em sistema androides permite acesso a tela para deficientes visuais com sistema que permite selecionar as opções do celular e dos aplicativos, ler rótulos baixados nos smarthphones, alternativa para acessibilidade no aparelho, principalmente em tarefas mais comuns.
3) Guiaderodas – é alternativa para avaliar os ambientes abertos ao público, restaurantes e bares, para que estes possam se adequar às pessoas com deficiência física, por meio de questionário e assim facilitar para que os cadeirantes fiquem informados sobre ambientes acessíveis, evitando assim constrangimentos.
4) Handtalk – permite a comunicação com deficientes auditivos. Através da tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), facilitando ouvintes e não ouvintes a manter diálogo com o recurso disponível em Android e IOS.
5) Aramun – Facilita aprendizagem de pessoas com dislexia, dificuldades de aprendizado ou deficientes intelectuais. Em um jogo com bolhas flutuantes na tela do celular, uma espécie de palavras cruzadas em que o jogador deve formar palavras com sílabas, ampliar o vocabulário e estimular a aprendizagem através de interface atraente e pode ser baixado nos dispositivos com Android.