Tempo de férias em Com Novo Olhar!

Em tempo de férias, “Com Novo Olhar” faz uma reflexão acerca das dificuldades pelas quais passam as pessoas com alguma limitação de qualquer natureza, na hora de seguir em busca de atividades recreativas, espaços públicos adaptados, companhia para sair de casa, encontrar um lugar que seja ideal para a recreação, para a renovação das energias.

Um ponto de encontro para compartilhar experiências, aprender novas atividades e seguir na construção dos alicerces que fizessem do dia-a-dia algo mais prazeroso, era o meu sonho de consumo anos atrás. Lembro-me que ficar de férias era voltar ao ócio dos dias longos sem nada a fazer. As instituições e associações voltadas para o apoio das pessoas deficiência, também entravam em recesso e a rotina daqueles dias ficava limitada ao convívio familiar, às atividades de casa e algumas vezes às caronas ou aos raros convites para sair de casa e dar um passeio.

Lembro-me da infância, quando os colegas da escola nas suas atividades de educação física brincavam de queimado, futebol, natação e eu por ser deficiente visual ficava excluído. Usava o uniforme para a atividade esportiva, que era obrigatória, mas ficava sentado esperando os colegas acabarem as atividades para retornar à sala de aula. Não tinha nada mais constrangedor para uma criança ouvir do seu professor: “você espere aqui”. Não dar desafios às pessoas que buscam sua cidadania não ajuda em nada.

Hoje, existem inúmeros brinquedos adaptados, esportes acessíveis, facilitando assim o processo de inclusão nas atividades recreativas das escolas, nos grupos sociais, nos bairros e nas comunidades. Quando amigos se juntam para convidar aquele que apresenta alguma diferença e esta pessoa encontra atividades coletivas para tal inclusão, um simples ir à praia, tomar sorvete ou interagir com as outras pessoas pode fazer daquele cidadão um ser capaz de sair da ociosidade das férias e caminhar rumo à renovação dos ânimos.

”Com Novo Olhar” para políticas públicas de inclusão dos deficientes no esporte e lazer.

Link: http://blog.isocial.com.br/casal-resolve-construir-parques-por-amor-filha-que-morreu/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s