Confira os primeiros destaques de 2020 Com Novo Olhar

Com Novo Olhar e os destaques em 2020. E no próximo sábado, 25, estaremos ao vivo no quadro Momento @comnovoolhar na web-radio

Instituto Inclusão no Meio do Mundo!

ACESSIBILIDADE

Fonte: Jovem Pan

Sem custo extra, acessibilidade vira item obrigatório em novos apartamentos

Um decreto que entra em vigor neste mês promete mudar esse cenário. A partir do dia 27 de janeiro, as construtoras e incorporadoras serão obrigadas a construir apartamentos que possam ser adaptados às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. A norma faz parte da Lei Brasileira de Inclusão. Os projetos deverão considerar, por exemplo, largura de portas e corredores, desníveis e altura de janelas.

Fonte: Mix Vale

Governo de SP abre concurso para acessibilizar bibliotecas públicas

SÃO PAULO – A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência recebe até o dia 30 deste mês projetos de bibliotecas públicas do Estado de São Paulo interessadas em acessibilizar seus acervos. As selecionadas vão receber equipamentos de tecnologia assistiva capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual.

PROJETO

Fonte: Câmara dos Deputados

Projeto cria delegacias especializadas no atendimento a pessoas com deficiência

O Projeto de Lei 5746/19 determina que os estados e o Distrito Federal instalem em seus territórios delegacias especializadas no atendimento a pessoas com deficiência. Pelo texto, municípios com mais de 100 mil habitantes deverão contar com uma unidade. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Fonte: Câmara dos Deputados

Projeto prevê atendimento em Libras em órgãos públicos, concessionárias e bancos

O Projeto de Lei 5995/19 assegura que pessoas com deficiência auditiva recebam atendimento adequado, por meio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços e instituições financeiras.

TECNOLOGIA

Fonte: G1

Aplicativo criado na PB permite que pessoa com deficiência visual fiscalize obras públicas

Um aplicativo desenvolvido por um pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) possibilita que pessoas com deficiência visual tenham acesso à fiscalização de obras públicas. De acordo com Silas Yudi de Oliveira Santos, o “BlindHelper App” oferece uma abordagem de acessibilidade aos sistemas de realidade aumentada, que tem uma utilização quase impossível para pessoas com deficiência visual.

PREMIAÇÃO

Fonte: R7

IBM é premiada com óculos que exibe texto para deficiente auditivo

Até 2050, o número de pessoas que sofrem com surdez e problemas de audição no mundo pode aumentar de 466 milhões para 900 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para atender esta demanda, Leoncio Huamán Peredo, da International Business Machines Corporation (IBM), utilizou a inteligência artificial de IBM Watson para desenvolver Vision D, um óculo que permite às pessoas com deficiência auditiva visualizar em texto o que está dizendo seu interlocutor, sem perder o contato visual e sem necessidade de usar linguagem de sinais.

ESPORTE

Fonte: Catraca Livre

Santos inaugura 1ª escola de surfe para pessoas com deficiência

SÃO PAULO – A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, ganhou a primeira escola pública de surfe do mundo para pessoas com deficiência. Com aulas gratuitas, o espaço foi inaugurado no começo do ano no Posto 3, localizado na praia do Gonzaga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s